Projeto Fritz Müller 200 Anos – Formação De Multiplicadores


Ao se aproximar o início das comemorações sobre o bicentenário de Friedrich Theodor Müller, naturalista alemão de importância mundial e que adotou o Brasil, como segunda pátria, o Grupo Desterro Fritz Müller Charles Darwin 200 anos, sob a Coordenação de Marcondes Marchetti, se reúne para prestar sua homenagem à Fritz Müller, promovendo a divulgação do seu legado por meio de curso para formação de multiplicadores.

Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, foi disponibilizada aos profissionais que atuam na Educação e aos demais interessados, uma série com sete webinars temáticos sobre o legado de Fritz Müller, finalizando com a proposta de uma Webquest.

 

Um pouco da história de Fritz Müller e a importância de seu legado

Fritz Müller, como gostava de ser chamado, viveu durante 45 anos no Brasil, mais especificamente em Blumenau e Desterro (atual Florianópolis). Segundo suas próprias palavras, sua decisão em emigrar para o Brasil se deu devido à riqueza da fauna e da flora, como também por acreditar que neste país a tolerância para com os hábitos alemães seria mais fácil do que entre “os ianques” e principalmente porque havia conhecido e feito amizade com Hermann Blumenau.

A extensa troca de correspondência de Fritz Müller com pesquisadores europeus contribuiu para a memória catarinense tanto no aspecto histórico quanto na ciência da natureza, sendo considerado por Charles Darwin “O Príncipe dos Observadores da Natureza”.

Com poucos recursos, seu local de trabalho era constituído por uma mesa com dois microscópios rudimentares, cadeira e escrivaninha. A riqueza das suas descobertas advinha do olhar sensível e curioso para com a natureza, acompanhado de mentalidade inovadora, aberta a novas perspectivas científicas.

Fritz Müller além de observar, explorava novas conexões a partir de suas observações e deduções, como por exemplo sua pesquisa a partir de relatos orais sobre o Minhocão. Animal lendário do sul do Brasil, Fritz Müller não se furtou a investigá-lo segundo método científico para comprovar ou não sua existência. Como resultado publicou um artigo com objetivo de fornecer informações para a comunidade científica, para assim conseguir apoio no esclarecimento da zoologia do misterioso animal.

A criatividade de Fritz Müller também pode ser observada nos poemas infantis que escreveu e ilustrou para educar suas filhas. Inspirados na fauna local, animais como a paca, o gambá, a formiga, o cavalo marinho, a gaivota, a tartaruga e até a água-viva, entre outros, foram temas para os seus textos.

 

Por que o legado de Fritz Müller ainda é atual?

Nos dias atuais, mais do que nunca, as transformações em curso no mundo exigem um novo profissional, alguém que esteja preparado para resolver problemas e situações complexas, as quais muitas vezes não foram previstas. A preparação deste profissional que inicia no período escolar se manterá pelo resto da sua vida.

O Projeto Fritz Müller 200 anos traz a proposição de um curso de Formação de Multiplicadores – educadores de diferentes áreas do conhecimento, os quais, tomando como referência o legado de Fritz Müller irão estimular o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias aos educandos para que mobilizem ao mesmo tempo, na resolução de problemas e na aquisição de conhecimentos, habilidades, experiências e atitudes de diversas naturezas.

 

Ser competente significa saber fazer escolhas, decidir, mobilizar recursos e agir.

Julio Furtado

 

O curso de Formação de Multiplicadores traz em sua gênese, a valorização de uma aprendizagem significativa, resultante da articulação dos diferentes saberes adquiridos e que promove resultados que geram transformação no cotidiano.

Para tanto, toma como referência pedagógica a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apresenta o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos têm direito na Educação Básica, alinhando a educação brasileira com as necessidades do século XXI. Nesse sentido, a educação de qualidade é aquela que tem como foco principal a PESSOA, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências, abrangendo bem mais que apenas transmissão de conteúdo.

Ao eleger o ensino baseado no desenvolvimento de competências é preciso ter clareza de que a oferta de diferentes modos de aprendizagem é uma exigência natural para que as mesmas sejam desenvolvidas pelos alunos, já que a diversidade é uma realidade.

Além disso, a era digital está forçando a mudança de paradigmas dominantes, inclusive na Educação. A escola, que antes se apoiava na reprodução do conhecimento, agora busca novos modelos de aprendizagem e inovação, de valorização do espírito empreendedor, da criatividade e da colaboração global.

Frtiz Müller, apesar de estar isolado geograficamente, comparado com outros naturalistas da sua época, mantinha contato permanente com eles, inclusive com Charles Darwin. Como revela a pesquisadora Ana Maria Moraes, o estudo da correspondência de Fritz Müller com seus familiares e com outros cientistas, revela como as “mudanças trazidas pela quebra de paradigmas afetaram as relações pessoais e impactaram o self daqueles que eram seus arautos”.  

Durante sete semanas os estudos, descobertas e proposições de Fritz Müller foram relembrados por meio da generosidade de pesquisadores como Luiz Roberto Fontes, Ildeu de Castro Moreira, Mario Steindel, Ana Maria Moraes, Lauro Bacca, Klaus Hartmann Hertfelder, Alberto Lindner, Maria Cristina Tonussi, Evandro de Assis, Dolores Tomaselli e Maria da Glória Weissheimer.