Detalhes Que Fazem A Diferença Na Elaboração De Projetos Culturais


Viver de arte e cultura no Brasil sempre foi difícil, imagine em meio a uma pandemia!

Mesmo havendo instrumentos que integram sistema específico de gestão pública para o desenvolvimento social e econômico da cultura, a classe trabalhadora que a compõe ainda sofre para conseguir retorno financeiro!

Para potencializar o ecossistema cultural, aproximando seus participantes, surgem plataformas para ampliar a divulgação de editais de apoio ao desenvolvimento de ações culturais, como por exemplo: Prosas, Bússola Social, Mapa da Cultura e IberCulturaVIva.

Assim, considerando apenas a plataforma Prosas 1 , segundo Relatório de 2019, ali foram postados 1.696 editais com foco nas áreas sociais, indústria cultural e indústria criativa. Deste total 82,6% eram editais nacionais e 17,4%, internacionais.

Ao avaliar o âmbito de abrangência dos editais disponibilizados, “a maior parte das chamadas têm âmbito nacional, seguidas por aquelas que tem recorte municipal e por último os estaduais e regionais” (p. 10). E ao focar apenas a área cultural e criativa, é possível observar que em 2019, foram lançados 61,1% nesta área.

Entretanto, apesar das oportunidades apresentadas, os interessados, conseguem se adequar às formalidades exigidas nos editais?

Os vídeos apresentados no Projeto Detalhes que fazem a diferença na elaboração de projetos culturais, buscam auxiliar artistas na observação de detalhes técnicos exigidos pelos editais, os quais, quando ignorados, inviabilizam a admissibilidade do proponente, bem como a análise do conteúdo.

A observação desses aspectos formais economiza tempo e esforço por parte do proponente, além de colaborar para que o projeto ganhe mais qualidade e competitividade.

1 – REVISAR

9 de nov. de 2020

Este programa destaca como a revisão do propósito economiza tempo e trabalho para o proponente. Como potencializar o tempo necessário na elaboração de conteúdos para o projeto cultural? Por que muitos proponentes ao submeterem seu projeto, não conseguem obter aprovação? Estas são algumas das questões que o programa REVISAR abrange.

2 – INVESTIGAR

13 de nov. de 2020

Neste programa ajustamos o “olhar” para investigar com mais detalhamento como se constitui o “universo” por onde o projeto cultural circula e que aspectos merecem atenção redobrada para que a comunicação com a fonte de financiamento seja mais eficiente.

3 – DECIFRAR

13 de nov. de 2020

Neste programa são abordados aspectos específicos presentes nos Editais e que, quando desconhecidos gera conteúdo insuficiente para a admissibilidade no projeto cultural.

4 – ADEQUAR

27 de nov. de 2020

Um projeto pode ter seu conteúdo alterado depois de finalizada sua elaboração? Este programa apresenta como é possível fazer ajustes no projeto, sem alterar sua essência original.