Como é seu processo criativo?


Outro dia estava lembrando de quando fui em uma abertura de exposição de arte na qual os artistas falavam sobre suas obras e como tinha sido seu processo criativo. Afinal ao apreciar a obra todo mundo se pergunta “como é que foi feita? no que o artista pensava?”

Minha surpresa foi constatar que enquanto alguns artistas expunham com clareza seu processo criativo, delineando o percurso e o problema de origem, outros falavam de inspiração, ideias soltas e investigações aleatórias. Fiquei curiosa: por que será que isso acontece?

Afinal, o que compreende o processo criativo? Considerando o próprio significado da palavra processo como um movimento contínuo, um percurso que se desenrola, é constituído por etapas, ou seja, precisa de tempo para acontecer. Não é imediato, nem instantâneo.

Ao refletir sobre o significado de criativo, está associado com o movimento entre o inédito e a bricolagem, o lógico e o lúdico, o curioso e o necessário. Nem sempre precisa fazer sentido imediato, mas precisa existir.

Então, quais e como seriam as etapas do processo criativo? Como a educação pode se beneficiar do seu uso no processo de ensino aprendizagem? Essas são algumas questões que irei abordar neste e nos próximos artigos.

Enquanto educadora preciso organizar o conhecimento para que possa elaborar o processo de ensino aprendizagem e assim atingir os resultados a que me propus. O mesmo acontece com relação ao processo criativo. Assim, organizei-o em fases denominadas: integração, motivação, provocação, problema, conhecimento e feedback.

Mesmo que cada fase tenha sua “personalidade”, são interligadas. O movimento do percurso faz com que se complementem. O processo criativo mobiliza o individual e o coletivo, a imaginação e a realidade, a emoção e a razão. Sem precisar abrir mão de um para tocar o outro.

Nossa maior dificuldade não é criar, é não saber como isso acontece! Então, que tal se deixar levar pela curiosidade e explorar o percurso do processo criativo?