Anteriormente já mencionei sobre a importância da criatividade na solução de problemas. Sua resolução fica mais interessante e divertida dependendo da nossa abordagem.
Considerando que o processo criativo também acontece para resolver um problema, como fazer para acertar o alvo?
Aquele que acerta o alvo consegue definir o problema real da situação, isto é, chegar na essência, no fator que mais precisa atenção.
Podemos alcança-lo de diferentes modos. Sakichi Toyoda utilizava o conceito dos cinco por quês que consiste em questionar por que cinco vezes assim que um problema é identificado, para saber sua origem.
Imaginando que a questão seja a pouca criatividade que os alunos manifestam na solução de problemas, questione-se.
Por que os alunos (independente da área de conhecimento em formação) apresentam pouca criatividade para resolver problemas? Uma das razões pode ser não terem conseguido determinar com maior precisão o problema em processo.
Por que não conseguem acertar o alvo? Porque não foram estimulados o suficiente.
Por que foram pouco estimulados? Por que as estratégias criativas e seus reflexos no processo de ensino e aprendizagem ainda são pouco utilizadas pelos professores.
Por que as estratégias criativas são pouco utilizadas no processo de ensino e aprendizagem? Porque o uso do processo criativo e seus recursos ainda são vistos como restritos aos profissionais que trabalham com criação (designers, artistas, arquitetos, publicitários).
Por que mais áreas do conhecimento não fazem uso das estratégias criativas e processo criativo na formação dos alunos?
Eis que surge a solução: oportunizar que professores de diferentes áreas do conhecimento interajam entre si fazendo uso de estratégias criativas na resolução de problemas.
Vemos então que, quando o problema é pouco explorado no processo criativo, sua delimitação apressada e superficial pode levar à equívocos e resultados de baixa qualidade.
Quando conseguimos acertar o alvo, quer dizer, quanto mais conhecemos sobre o problema com propriedade e intimidade, mais o olhar se amplia e perspectivas são oferecidas para sua resolução.
O sucesso de seu processo criativo está diretamente relacionado à descoberta do verdadeiro problema alvo. Seja incansável, questione até acertar o alvo!